![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhP2T9fWO3vo__37qnSViGp7Unl-cJw4AMwstfUYQZ7krMhcQYUVro7stl-CgHZEaC22t_DY9laoV9GDFvHajH2Ux9krDVfDPXExy2JLDVUV5IdhLfjoV6zItHDVTg0sCQkeOLNek3dr3Qd/s320/21371307_4.jpg)
Bandeira de Bolso: Uma antologia poética, de Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho (L&PM Editores)
Ano: 2008
Sinopse:
"Organização e apresentação de Mara Jardim
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
(Trecho de "Vou-me embora pra Pasárgada")
Este volume reúne 149 poemas de Manuel Bandeira (1886-1968), o mais brasileiro dos nossos poetas. Tuberculoso desenganado que viveu até os 82 anos, modernista de primeira hora, precursor do verso livre, era, ao mesmo tempo, admirador de Olavo Bilac e das formas poéticas fixas. Bandeira, essa figura singular, trouxe à poesia a realidade do país, a ginga, a malandragem, a fala das ruas, os pequenos personagens e até mesmo nomeou os sentimentos coletivos da alma nacional (como na estrofe acima). E deu a esses fenômenos sua mais bela expressão. Poeta e voz única, intelectual de proa da nossa cultura, aqui estão reunidos seus mais populares e significativos poemas."
O livro é ótimo para quem deseja ter uma ideia sobre a obra do Manuel Bandeira. A seleção foi muito bem realizada, impossível não se apaixonar por este pernambucano ao decorrer da leitura.
Avaliação: 10
Enviada por: Nathi
O mestre pernambucano em uma ótima seleção!
ResponderEliminarLEIAM!!!
beijoo
Bandeira é o máximo!
ResponderEliminar