![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBPOorg8j892eIe3wQyPeYOPtcXCLMXUCHvKg9WyecGgHZ8h0n7VaRUjXxxxRJvQVumBo2CroedidONE8XjTa1fOUX5BI5wppNDLr_eQCgHEAneLHD0xMX8nEYaBbJXVW6yCT7iUkJ4Q4Y/s320/a+heran%C3%A7a+de+eszter.jpg)
A herança de Eszter, de Sándor Márai (Dom Quixote)
Título original: Eszter Hagyatéka
Ano: 2006
Tradução para a Língua Portuguesa: Ernesto Rodrigues
Sinopse:
"Durante vinte anos Eszter viveu uma existência cinzenta e monótona, fechada sobre si própria, esperando a morte e sonhando com o retorno de um amor impossível. Até ao dia em que, inesperadamente, recebe um telegrama de Lajos, o único homem que amou e graças ao qual encontrou, por um breve período, sentido para a sua vida. Grande sedutor e canalha sem escrúpulos, Lajos não só traiu Eszter como destruiu a sua família, tirando-lhe tudo o que possuía. Agora, depois de uma ausência prolongada, regressa e Eszter prepara-se para o receber comovida e perturbada por sentimentos contraditórios."
Ao terceiro livro de Sándor Márai, deparo-me, tal como a personagem principal deste romance, Eszter, com sentimentos contraditórios: Por um lado, depois de "As velas ardem até ao fim", nenhum dos outros dois livros me encheu tanto "as medidas", o que sabe sempre um pouco a desilusão. Por outro, Sándor Márai consegue tanto no anteriormente referido "As velas ardem até ao fim" como neste "Herança de Eszter" levar-nos às profundezas dos pensamentos e emoções das personagens, o que nos faz, de certa forma, comover com a leitura.
Para mim, o livro anteriormente referido continua a ser o livro mais genial do autor, sem dúvidas. No entanto, este livro está bem conseguido não tanto pela história em si, mas pela escrita única e marcante de Sándor Márai.
Escrita: 8/10
História: 6/10
Ligação do leitor às personagens: 7/10
Geral: 7/10
Outros títulos do autor comentados em Capítulo Nosso:
As velas ardem até ao fim;
Rebeldes;
A irmã.
Hugo Pinto
Boas também já li este livro e gostei, inclusivé também fiz um comentário no meu blog sobre ele.
ResponderEliminarDe Sándor Márai, infelizmente ainda só consegui ler este e Os Rebeldes, portanto ainda não tive o prazer de ler "As Velas Ardem Até Ao Fim", mas do que já li e ouvi esse deve ser porventura (como tu também frisas) o melhor livro dele, assim que conseguir irei lê-lo.
Abraço
P.S. deixo o link para o meu post sobre este livro
http://oqueeuleio.blogspot.com/2008/12/herana-de-eszter-sndor-mrai.html
AAAAAAhhh, você e suas opiniões embasadas.
ResponderEliminarVocê sim é leitor de verdade...eu, só alguém que sabe soletrar!
;)
beijinhos caro português
Pipas, se gostaste de "A herança de Eszter" tens mesmo de ler "As velas ardem até ao fim". Mesmo.
ResponderEliminarA premissa é bastante parecida, mas a profundeza da escrita é incomparável.
Por acaso antes de fazer esta postagem, fui procurar opiniões de outros leitores sobre o livro e vi a tua! Coincidência teres vindo comentar!
Continua a passar por aqui, e começa também a participar!
Beijinhos!