![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtS6k3lR_bIqJCvZwS8UD0WdIfZO8f3oV7EFARhvRBiG37b_k0cJXbZlsS5wEAI06Pj5c8hYFyVbKfWPfAtnwQN6vFIFch6X2AKb1ehU8Lf4kals1mC0doRA01_guL1vEMIDcBSAw1fHsX/s400/9789896163907.jpg)
O anjo Branco, de José Rodrigues dos Santos (Gradiva)
Ano: 2010
Sinopse:
"A vida de José Branco mudou no dia em que entrou naquela aldeia perdida no coração de África e se deparou com o terrível segredo.
O médico tinha ido viver na década de 1960 para Moçambique, onde, confrontando com inúmeros problemas sanitários, teve uma ideia revolucionária: criar o Serviço Médico Aéreo.
No seu pequeno avião, José cruza diariamente um vasto território para levar ajuda aos recantos mais longínquos da província. O seu trabalho depressa atrai as atenções e o médico que chega do céu vestiido de branco transforma-se numa lenda no mato.
Chamam-lhe o Anjo Branco.
Mas a guerra colonial rebenta e um dia, no decurso de mais uma missão sanitária, José cruza-se com aquele que se vai tornar o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar.
Inspirado em factos reais e desfilando uma galeria de personagens digna de uma grande produção, O Anjo Branco afirma-se como o mais pujante romance publicado sobre a Guerra Colonial - e, acima de tudo, sobre os últimos anos da presença portuguesa em África."
Quem conhece o estilo de José Rodrigues dos Santos, saberá certamente da sua maior inclinação para criar histórias e passar informação sobre esse tema do que pela minuciosidade da sua escrita.
O anjo branco foi, para mim, um dos romances mais fracos do autor, apesar de dar a conhecer ao leitor uma realidade e uma visão dos acontecimentos no Ultramar completamente diferente daquela à qual estamos habituados a associar.
Escrita: 6/10
História: 5/10
Ligação do leitor às personagens: 6/10
Geral: 6/10
Hugo Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário