segunda-feira, 24 de maio de 2010

1 Km de cada vez - Gonçalo Cadilhe


1 Km de cada vez, de Gonçalo Cadilhe (Oficina do livro)
Ano: 2009


Sinopse:
“Neste novo livro de textos inéditos, Gonçalo Cadilhe apresenta ao leitor impressões pessoais sobre as suas mais recentes andanças. Durante quinze meses, viajou sem pressas e sem datas por destinos tão fabulosos e longínquos como as Galápagos, o Sudoeste Asiático, a América Central, a África Austral, a Polinésia, as Caraíbas ou a Oceânia.
E de terra em terra, entre um abraço e uma despedida, o autor partilha com o leitor os encontros, os lugares, as leituras, os contratempos e as alegrias de uma viagem em slow-motion pelas estradas de um planeta sem segredos para o viajante mais determinado da actualidade.”

Com este género de livro não posso atribuir uma classificação como costumo fazer, apenas quis divulgar este livro por nos dar uma visão diferente da do tipo de turismo que vemos geralmente reportado nos livros sobre viagens. Está repartido em “capítulos” curtos, cada um sobre o país ou região visitada pelo viajante, com a particularidade deste “romeiro”, se assim o posso chamar, não viajar em primeira classe, mas sim de autocarros e de boleias com a sua mochila às costas. Isso é o que torna a visão do autor interessante.
De negativo apenas tenho a salientar que algumas das passagens no livro dão ao autor um certo ar de presunçoso nas suas afirmações. Mas, afinal, tem razões para isso: vive a viajar.

Geral: 5/10

Outros títulos do autor:
Planisfério pessoal (2005);
A lua pode esperar (2006);
África acima (2007);
No princípio estava o mar (2008);
Tournée (2008);
Nos passos de Magalhães (2008);

Hugo Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário