terça-feira, 11 de maio de 2010

Fúria divina - José Rodrigues dos Santos


Fúria divina, de José Rodrigues dos Santos (Gradiva)
Ano: 2009


Sinopse:
"Uma mensagem secreta da Al-Qaeda faz soar as campainhas de alarme em Washington. Seduzido por uma bela operacional da CIA, o historiador e criptanalista português Tomás Noronha é confrontado em Veneza com uma estranha cifra.
6AYHAS1HA8RU
Ahmed é um menino egípcio a quem o mullah Saad ensina na mesquita o carácter pacífico e indulgente do islão. Mas nas aulas da madrassa aparece um novo professor com um islão diferente, agressivo e intolerante. O mullah e o novo professor digladiam-se por Ahmed e o menino irá fazer uma escolha que nos transporta ao maior pesadelo do nosso tempo.
E SE A AL-QAEDA TEM A BOMBA ATÓMICA?
Baseando-se em informações verídicas, José Rodrigues dos Santos confirma-se nesta obra surpreendente como o mestre dos grandes temas contemporâneos. Mais do que um empolgante romance, Fúria divina é um impressionante guia que nos orienta pelo labirinto do mundo e nos revela os tempos em que vivemos.
ESTE ROMANCE FOI REVISTO POR UM DOS PRIMEIROS OPERACIONAIS DA AL-QAEDA.”

Para quem gosta de José Rodrigues dos Santos, este livro não desilude. “Fúria Divina” é o quarto livro do autor que inclui a personagem Tomás Noronha, um professor universitário que se vê inserido nas mais fantásticas aventuras. Este livro lê-se bastante rápido, devorei metade dele numa só noite. José Rodrigues dos Santos mantém-se fiel ao seu estilo de escrita que deixa o leitor colado à história, sem vontade de fechar o livro.
Tem uma boa história e dá-nos duas visões muito interessantes o islamismo. Por um lado, os sufis que crêem no lado pacífico do Alcorão, por outro os fundamentalistas, que fomentam a crença numa força superior do Islão face às outras religiões.
No meio disto tudo, surge a possibilidade de a Al-Qaeda ter mesmo em sua posse a fórmula para a bomba atómica, e o que poderia fazer com ela.
É um livro muito interessante, cheio de ritmo e passagem de informações importantes.
Já li todos os livros do autor, mesmo os fora da saga de Tomás Noronha, mas dentro desses quatro onde a personagem aparece, ponho-o em terceiro lugar, depois de “A fórmula de Deus”, em primeiro, e “O sétimo selo”, em segundo, remetendo “O codex 632" para último lugar.

Escrita: 7/10
História: 7/10
Ligação do leitor às personagens: 6/10
Geral:7/10


Outros títulos do autor (romances):
A ilha das trevas (2002 - Temas & Debates; 2007 - Gradiva);
A filha do capitão (2004);
O codex 632 (2005);
A fórmula de Deus (2006);
O sétimo selo (2007);
A vida num sopro (2008).

Hugo Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário