terça-feira, 11 de maio de 2010

A filha do capitão - José Rodrigues dos Santos


A filha do capitão, de José Rodrigues dos Santos (Gradiva)
Ano: 2004


Sinopse:

“O capitão Afonso Brandão mudou a vida, quase sem perceber, numa fria noite de boleto, ao prender o olhar numa bela francesa de olhos verdes e voz de mel. O oficial comandava uma companhia da Brigada do Minho e estava havia apenas dois meses nas trincheiras da Flandres quando, durante o período de descanso, decidiu pernoitar num castelo perto de Armentières. Conheceu aí uma deslumbrante baronesa e entre eles nasceu uma atracção irresistível.
Mas o seu amor iria enfrentar um duro teste. O Alto Comando Alemão, reunido em segredo em Mons, decidiu que chegara a hora de lançar a grande ofensiva para derrotar os aliados e ganhara guerra e escolheu o vale de Lys como palco do ataque final. À sua espera, ignorando o terrível cataclismo prestes a desabar sobre si, encontrava-se o Corpo Expedicionário Português.
Passado durante a odisseia trágica da participação portuguesa na primeira guerra mundial, o romance A filha do capitão narra-nos a inesquecível aventura de um punhado de soldados nas trincheiras da Flandres e conta-nos a paixão impossível entre um oficial português e uma bela francesa. Mais do que uma simples história de amor, esta é uma comovente narrativa sobre a amizade, mas também sobre a vida e a morte, sobre Deus e a condição humana, sobre a arte e ciência, sobre o acaso e o destino.
Com esta obra inesquecível, o grande romance está de volta às letras portuguesas.”

E está mesmo! A filha do capitão é um romance envolvente, emocionante e arrebatador. Duas críticas já escritas, uma pelo Literaturzirkel Belletristik, e outro pelo Uelzener Anzeiger, ambos alemães, resumem tudo o que eu poderia escrever sobre este livro: O primeiro diz “ Este romance é como música. Para além da bem conseguida descrição dos factos históricos, o seu estilo prodigiosamente poético e melódico encanta o leitor. Uma obra inesquecível – uma leitura única e recomendável.”. O segundo afirma “Com A filha do capitão, o português José Rodrigues dos Santos escreveu, de facto, um grande romance. A história e as personagens chegam tão perto de nós que quase se torna doloroso.”.
De negativo, apenas tenho a assinalar o segundo capítulo, que se torna demasiado descritivo e que me fez desistir da leitura do livro da primeira vez que o tentei ler. A partir desse segundo capítulo a história torna-se surpreendentemente tocante e entusiasmante. Dá uma perspectiva sobre a falta de condições do exército português durante a primeira guerra mundial, quando Portugal se encontrava sob uma grande instabilidade política.
O romance entre Afonso e Agnés é delicioso.

Escrita: 8/10
História: 8/10
Ligação do leitor às personagens: 8/10
Geral:8/10


Outros títulos do autor (romances):
A ilha das trevas (2002 - Temas & Debates; 2007 - Gradiva);
O codex 632 (2005);
A fórmula de Deus (2006);
O sétimo selo (2007);
A vida num sopro (2008);
Fúria divina (2009).

Hugo Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário