terça-feira, 11 de maio de 2010

Ilusão (ou o que quiserem) - Luísa Costa Gomes



Ilusão (ou o que quiserem), de Luísa Costa Gomes (D.Quixote)
Ano: 2009

Sinopse:
"Jorge é uma espécie de actor que vive de expedientes (anúncios, dobragens, figuração), à espera da sua oportunidade; o grupo de teatro a que pertence não se entende sobre o próximo projecto. Quando a mulher, uma professora de Português profundamente deprimida, entra em furor pedagógico, abre espaço e põe em marcha uma série de acontecimentos que terão para Jorge a importância de uma única, ténue revelação.
Esta é a história de uma separação, mas também de uma paixão obsessiva, de uma viagem patética, de um projecto que corre bem demais, e de outras peripécias.
Ilusão (ou o que quiserem) é um romance satírico sobre um homem À procura da realidade, no meio de tantos, tantos fantasmas, vozes sem corpo, corpos sem voz, e da multidão de desconhecidos que faz parte da nossa vida de todos os dias.”

O livro retrata a vida de um actor que se desmorona à sua frente: O seu grupo de teatro é um poço de desentendimentos, a sua vida conjugal (e extraconjugal) está à beira do colapso e a personagem (Jorge) vê-se metido no meio de uma aventura que se torna fantasiosa.
É um livro confuso (talvez essa confusão se deva à escrita da autora), com uma história desinteressante. Vale pelas mechas de humor que salpicam as páginas ao longo do livro.

Escrita: 4/10
História:4/10
Ligação do leitor às personagens: 4/10
Geral: 4/10


Outros títulos da autora (romances):
O Pequeno Mundo (1988);
Vida de Ramón (1991);
Olhos Verdes (1994);
O Defunto Elegante (1996);
Educação para a Tristeza (1999);
A Pirata (2006).

Hugo Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário