terça-feira, 11 de maio de 2010

Truancy (Rebelião) - Isamu Fukui



Truancy - Rebelião, de Isamu Fukui (1001 mundos)
Título original: Truancy
Ano: 2008
Tradução para a Língua Portuguesa: Irene Ramalho


Sinopse:
"HÁ REGRAS ÀS QUAIS É IMPOSSÍVEL OBEDECER...
Num universo alternativo, o autocrático Presidente de uma anónima cidade totalitária governa o sistema educativo com braço de ferro, com a ajuda dos Educadores da cidade. Um grupo de antigos alunos, os Truantes, insurge-se contra o Presidente e os repressivos Educadores. O objectivo +e derrubar o sistema através de todos os meios – e a qualquer custo.
Neste cenário de violência Tack, um adolescente de quinze anos, procura apenas sobreviver. Os dias são passados entre professores sádicos e implacáveis, trabalhos escolares e pais indiferentes. Tudo parece melhorar quando Tack conhece Umasi, um rapaz misterioso que dirige uma banca de venda de limonada, num sector desabitado, e que acaba por se tornar seu mentor.
Eis que alguém muito próximo de Tack morre num fogo cruzado entre os Educadores e os Truantes, pelo que o rapaz jura vingança. No sentido de atingir esse propósito, Tack abandona a sua antiga existência e junta-se aos Truantes. Aí confronta Zyid, um líder enigmático que parece ter planos para ele, mas o rapaz depressa se vê dividido entre o desejo de vingança e uma crescente afinidade com os Truantes.”

“Dedico esta história a todos os estudantes que sofreram em nome da educação”
Isamu Fukui escreveu este livro aos 15 anos. Não pude acreditar quando terminei de o ler. Não é o meu género literário favorito, um universo fantasioso, um mundo criado pelo autor onde o Presidente da “Metrópole” rege um sistema educativo absurdamente rígido e, por outro lado, onde existe um grupo de antigos estudantes, liderados por Zyid, que tenta derrubar esse sistema.
No meio do enredo encontra-se Umasi, que se torna, como diz o resumo, mentor de Tack. É evidente o palíndromo entre o nome desse mentor, Umasi, e o do autor, Isamu, tornando-se previsível a importância do mesmo na história. As personagens estão muito bem conseguidas, sentindo-nos facilmente ligadas a elas.
É um livro que se lê rapidamente, apesar das 430 páginas, tem uma escrita fluida e de fácil leitura. A acção é constante no livro, do princípio ao fim e a trama principal deixa-nos presos ao livro até ao final.

Escrita: 7/10
História: 7/10
Ligação do leitor às personagens: 7/10
Geral: 7/10


Outros títulos do autor:
Truancy origins (sem tradução nem publicação em Portugal até à data).

Hugo Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário