quarta-feira, 9 de junho de 2010

Lágrimas do Darfur - Halima Bashir e Damien Lewis


Lágrimas do Darfur, história de Halima Bashir escrita por Damien Lewis (Albatroz)
Título original: Tears of the Desert
Ano: 2009
Tradução para a Língua Portuguesa: Isabel Alves

Sinopse:
"Como será viver na pele os horrores do genocídio? Lágrimas do Darfur é uma extraordinária e poderosa descrição das barbaridades que estão a ser cometidas no Oeste do Sudão; o primeiro relato escrito de uma mulher africana que sobreviveu ao inferno do Darfur e que chegou a desejar a própria morte.
Nascida numa pequena aldeia do Sul do Darfur, no seio de uma família abastada, Halima Bashir – apesar de ter sido vítima de um dos mais bárbaros costumes tribais, a excisão, a que foi submetida com apenas oito anos – viveu uma infância feliz e despreocupada. Graças ao apoio do pai, prosseguiu os estudos e formou-se em Medicina aos 24 anos, no ano em que o conflito étnico ganhou forças.
Longe iam os dias de coexistência pacífica entre Árabes e Africanos; no seu lugar estava agora um mundo de brutalidade, terror e morticínio patrocinado pelo governo sudanês. Quando a escola da aldeia para onde foi transferida em serviço é atacada e crianças entre os 8 e os 13 anos são selvaticamente violadas pelas milícias Janjaweed, enquanto os soldados governamentais impedem as famílias de as socorrerem, Halima denuncia ao mundo tamanho horror.
Este foi o seu delito, pelo qual pagou um preço terrível – foi presa e durante dias torturada e violada, uma táctica comum nesta região, considerada pelas Nações Unidas um crime de guerra e um crime contra a Humanidade.
Este documento de Halima Bashir é um grito de alerta contra o esquecimento e um despertar das consciências para um dos maiores dramas do século XXI."

Esta é a história verídica de uma mulher que sobreviveu aos horrores do Darfur. Uma história carregada de acontecimentos marcantes, desde a infância à vida adulta, desde a excisão à própria violação. É um livro que nos toca pela brutalidade do que acontece realmente nos países mais pobres onde a guerra deflagra. O livro está interessante, lê-se facilmente, principalmente até à parte em que Halima consegue chegar à Europa. A partir daí, os factos mais recentes tornam-se menos interessantes.
Ainda assim, um livro marcante pela dureza da vida num país massacrado pela guerra.
Não se deixem enganar pela nota dada, apenas a tem por se tratar de uma história real e, por isso, não poder submetida aos mesmos padrões de avaliação.

Geral: 6/10

Hugo Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário