domingo, 26 de junho de 2011

Venenos de Deus, remédios do Diabo - Mia Couto


Venenos de Deus, remédios do Diabo, de Mia Couto (Caminho)
Ano: 2008

Sinopse:
"O jovem médico português Sidónio Rosa, perdido de amores pela mulata moçambicana Deolinda, que conheceu num congresso médico, deslocou-se como cooperante para Moçambique em busca da sua amada.
Em Vila Cacimba, onde encontra os pais dela, espera que ela regresse do estágio que está a frequentar algures. Mas regressará ela algum dia?
Entretanto vão-lhe revelando, por entre a névoa que a cobre, os segredos e mistérios, as histórias não contadas de Vila Cacimba - a família dos Sozinhos, Munda e Bartolomeu, o velho marinheiro, o administrador, Suacelência e sua Esposinha, a misteriosa mensageira do vestido cinzento espalhando as flores do esquecimento."

Mia Couto, para mim, é uma leitura obrigatória para qualquer amante de literatura, em particular de língua portuguesa. Não posso dizer que seja o melhor escritor de língua portuguesa actual porque não conheço todos, mas seria um prémio que, caso lhe fosse atribuído, jamais ousaria a discuti-lo.
Neste seu romance, Mia Couto presenteia-nos com o seu estilo metafórico característico e com mais uma lista de personagens que têm tanto de originais como de intrigantes.

Escrita:
9/10
História: 7/10
Ligação do leitor às personagens: 8/10
Geral: 8/10

Hugo Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário