segunda-feira, 27 de junho de 2011

Marina - Carlos Ruiz Zafón


Marina, de Carlos Ruiz Zafón (Planeta)
Título original: Marina
Ano: 2010
Tradução para Língua Portuguesa: Maria do Carmo Abreu

Sinopse:
"Quinze anos mais tarde, a memória daquele dia voltou até mim. Vi aquele rapaz a vaguear por entre brumas da estação de Francia e o nome de Marina tornou-se de novo incandescente como uma ferida fresca.
"Todos temos um segredo fechado à chave nas águas-furtadas da alma. Este é o meu."
Na Barcelona de 1980, Óscar rai sonha acordado, deslumbrado pelos palacetes modernistas próximos do internato onde estuda. Numa das escapadelas nocturnas conhece Marina, uma raparida audaz e misteriosa que irá viver com Óscar a aventura de penetrar num enigma doloroso do passado da cidade e de um segredo de família obscuro. Uma misteriosa personagem do pós-guerra propôs a si mesmo o maior desafio imaginável, mas a sua ambição arrastou-o por veredas sinistras cujas consequências alguém deve pagar ainda hoje."

Diz o autor que "de todos os livros que publiquei [...] Marina é um dos meus favoritos."
De Carlos Ruiz Zafón li até hoje apenas A sombra do vento, livro esse que todas as pessoas que conheço e que leram adoraram...a mim desiludiu-me. O mesmo aconteceu com este Marina, precisamente pelo mesmo motivo que me desapontou A sombra do vento:
O autor cria uma boa história, bons conflitos e boas personagens, mas no final parece sempre que podia ter feito algo mais pela história. O que me aconteceu ao ler ambos os livros foi estar tão empenhado naquelas histórias que começo a imaginar a relação final entre as personagens...e a solução final do autor deixa-me desapontando, parecendo que podia ter levado a história mais longe, mais fundo.
Ainda assim, é um livro que se lê bastante rápido pois a escrita de Zafón é bastante simples e agradável.

Escrita: 6/10
História: 7/10
Ligação do leitor às personagens: 7/10
Geral: 7/10

Sem comentários:

Enviar um comentário