sábado, 13 de setembro de 2014

Os cadernos de Pickwick - Charles Dickens

Os cadernos de Pickwick, de Charles Dickens (Tinta da china)
Título original: The Posthumous Papers of the Pickwick Club
Ano: 1836
Tradução para a Língua Portuguesa: Margarida Vale de Gato

Sinopse:
Os Cadernos de Pickwick foram e são um clássico instantâneo, uma referência na comédia de situação, de linguagem e de personagem, cuja influência se percebe em obras de todos os tipos - não apenas nas estritamente humorísticas. É um livro inocente sobre a inocência, em que tanto o protagonista como o autor vão, a pouco e pouco, deixando de ser inocentes. O eterno Sr. Pickwick, que começa por ser um pateta pomposo e rídiculo, é, no final do livro, um homem bondoso e puro - e, no entanto, temos a sensação de que não foi ele quem mudou. As personagens mudam pouco ou nada, ao longo do romance, mas o autor e o leitor mudam. O sarcasmo de Dickens, e o nosso, tranforma-se em admiração, embora o Sr. Pickwick se mantenha igual - como os deuses. Como diz Chesterton, «Dickens não escreveu exactmente literatura; escreveu mitologia».

A extensão deste livro é capaz de assustar quem, no seu íntimo, não tenha uma motivação forte para o ler. Da minha parte, sabendo que era um dos livros preferidos de Fernando Pessoa, comecei lendo-o de espontânea vontade. Assim que começamos a ler não mais o queremos largar. O Sr. Pickwick, bem como os seus amigos Sr. Winkle, Sr. Snograss e Sr. Tupman, e o seu criado Sr. Weller, vão-se tornando, ao longo da leitura, companheiros numa viagem da qual o próprio leitor parece fazer parte.
O humor sarcástico de Dickens são um óptimo incentivo para continuar a virar página após página, e, no final, acaba por se tornar num daqueles livros que não se quer acabar. Ao virar a última página, ao ler o último parágrafo, sentimos que está na hora de nos despedirmos de amigos verdadeiros, e foi quase contrariado que arrumei o livro na prateleira assim que o acabei de ler.
Para finalizar, deixo um comentário do próprio Fernando Pessoa a este livro:
"O Sr. Pickwick é uma das figuras sagradas da história mundial. Por favor, não se alegue que ele nunca existiu: o mesmo acontece com a maioria das figuras sagradas do mundo, e isso não as impediu de serem uma presença viva para um vasto número de réprobos consolados. Logo, se um místico pode alegar um relacionamento pessoal e uma visão nítida de Cristo, um ser humano pode alegar um relacionamento pessoal e uma visão nítida do Sr. Pickwick."

Escrita: 9/10
História: 8/10
Personagens: 10/10
Geral: 9/10

Sem comentários:

Enviar um comentário